Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Conheça 4 estratégias para melhorar a eficiência financeira do seu negócio
A eficiência financeira de uma empresa depende de práticas como controle rigoroso de despesas, automação de tarefas e análise de dados. Segundo o estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa, softwares subutilizados, pagamentos pontuais […]
A eficiência financeira de uma empresa depende de práticas como controle rigoroso de despesas, automação de tarefas e análise de dados. Segundo o estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa, softwares subutilizados, pagamentos pontuais e benefícios pouco usados são os principais riscos para a saúde financeira de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Michelle Oliveira, COO e cofundadora da Digital Manager Guru, plataforma de checkout e gestão de vendas online, explica que “um bom fluxo de caixa permite avaliar setores que precisam de mais investimento e áreas que exigem cortes de gastos”. Ela compartilha quatro estratégias para aumentar a eficiência financeira.
Analise métricas importantes
Para melhorar a gestão financeira, é necessário acompanhar indicadores como ROI (Retorno Sobre o Investimento),CAC (Custo de Aquisição de Clientes), MRR (Receita Recorrente Mensal) e Ticket Médio.
Além disso, métricas como Taxa de Inadimplência, EBITDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), Margem Bruta e Margem Líquida ajudam a entender a rentabilidade do negócio.
“O Lifetime Value mostra quanto cada cliente gastou em um período específico, enquanto o Churn indica a taxa de cancelamento de serviços”, diz Michelle. Segundo ela, a análise desses dados permite identificar pontos de melhoria e reduzir custos desnecessários.
Controle financeiro para direcionar investimentos
Uma gestão orçamentária eficiente ajuda a identificar oportunidades de investimento e manter a competitividade no mercado. Com isso, os gestores podem detectar problemas com agilidade e direcionar recursos para áreas prioritárias.
“Se o Churn aumenta, por exemplo, é sinal de que é preciso investir em estratégias de retenção de clientes”, afirma Michelle.Ela ressalta que o controle financeiro é essencial para tomar decisões assertivas.
Utilize soluções digitais adequadas
Para empresas com modelos de negócios recorrentes, soluções digitais que facilitam processos como pagamentos, gestão de cobranças e emissão de notas fiscais são indispensáveis. Essas ferramentas ajudam a otimizar operações e reduzir custos operacionais.
Estabeleça metas realistas
Definir metas claras e alcançáveis é fundamental para garantir alta performance financeira. Essas metas devem ser baseadas em dados reais do negócio e ajustáveis conforme o crescimento.
“Metas mensuráveis e ajustáveis permitem um planejamento sólido e sustentável”, finaliza Michelle. Ela reforça que a definição de objetivos realistas é um passo importante para o sucesso financeiro.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.