Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Sine tem papel fundamental na retomada econômica do país, afirma secretário do MTE

Em encontro de gestores na Bahia, secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne, afirmou que Sine é uma pedra fundamental, reunindo serviços de intermediação, qualificação e pagamento de benefícios a trabalhadores e trabalhadoras

O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, disse nesta sexta-feira (09) em Salvador (BA) que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem um papel de destaque na retomada econômica que o Brasil está vivendo. A declaração foi feita na abertura do Encontro Estadual de Coordenadores Rede Sine Bahia 2024, que acontece até amanhã em Salvador, com participação de 73 municípios e 87 unidades Sine Bahia.

Para Lavigne, esse encontro de gestores deve ser seguido por toda Rede Sine. Na sua concepção, é importante juntar e ouvir quem está na ponta atendendo trabalhadores e empresas.

“O Sine é uma pedra fundamental na reconstrução do Brasil, pois reúne os serviços públicos de intermediação de mão de obra, qualificação profissional, encaminhamento do seguro-desemprego, entre outros, que são importantes neste momento de retomada econômica que o Brasil está vivendo”, ressaltou.

O secretário também explicou que atualmente o indicador usado para distribuição de recursos para a Rede Sine é o número de trabalhadores inseridos de fato no mercado de trabalho. “A partir de agora, também será considerado como indicador o número de trabalhadores recolocados no mercado de trabalho que estavam recebendo o seguro-desemprego”, explicou Lavigne, acrescentando que se deve continuar respeitando o perfil socioeconômico, o recorte de gênero e da diversidade na intermediação de mão de obra.

Rede Sine - O Sine Bahia é operado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que repassa recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a execução dos serviços. A Rede Sine tem 1.434 posto de atendimento ao trabalhador espalhados pelo país e, desde o ano passado, o MTE tem realizado investimentos para recuperação desse sistema que oferece serviços públicos gratuitos na área de qualificação profissional, intermediação de mão de obra, encaminhamento do seguro-desemprego e orientações sobre direitos e deveres trabalhistas.

Esse processo de revitalização vem transformado postos do Sine em Casas do Trabalhador, com investimentos na melhoria da estrutura física e tecnológica desses espaços, ampliação e uniformização dos serviços oferecidos, potencialização de captação de vagas e encaminhamento de trabalhadores para o mercado de trabalho de forma mais dinâmica. Este ano, já foram inauguradas quatro Casas do Trabalhador nos municípios de Recife, Caruaru, Ipojuca e Mauá. A meta é chegar ao final de 2026 com 48 agências nesse novo modelo

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Novembro/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores