Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Diferença entre um endividado e um inadimplente, especialista esclarece razões e consequência para cada um dos cenários
Especialista esclarece razões e consequência para inadimplentes e endividados
Você sabe qual é a diferença entre estar endividado e ser inadimplente? Enquanto ambos os termos envolvem questões financeiras, suas implicações e consequências variam significativamente.
De acordo com o último Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, divulgado em março pelo Serasa, mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência e renegociação de dívidas. Os dados revelam que pessoas entre 41 e 60 anos representam a maior parcela da população com nome restrito, seguidas pelas faixas etárias de 26 a 40 anos, acima de 60 anos e jovens entre 18 e 25 anos.
Vinícius Ramello, professor do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, destaca a diferença entre esses termos. "Uma pessoa endividada é aquela que possui dívidas, como empréstimos ou financiamentos, mas está pagando as parcelas regularmente, enquanto uma pessoa inadimplente é aquela que deixa de cumprir com suas obrigações financeiras, não pagando suas dívidas dentro do prazo estipulado", explica.
Ramello alerta para as consequências da inadimplência, que podem incluir cobrança judicial, restrição de crédito no mercado e dificuldade de acesso a novos créditos. Ele também aponta algumas razões comuns para o endividamento, como gastos excessivos, falta de planejamento financeiro e mudanças na situação de emprego ou renda. “Já a inadimplência ocorre quando há o desequilibro entre receita e despesa, a falta de controle dos gastos, doenças inesperadas ou até mesmo a má gestão do crédito dos brasileiros”.
Além das implicações financeiras, o professor ressalta os impactos emocionais do endividamento, como estresse, ansiedade e insônia, que podem afetar o bem-estar da pessoa. “Muita gente não dorme à noite por ter contraído dívidas, preocupado com a quantidade de pagamentos pendentes, assim como o sentimento de estar preso a um ciclo de débitos sem fim. Por isso, hoje em dia são muito importantes a educação financeira e o controle de gastos como medidas preventivas para evitar problemas financeiros mais graves e vulnerabilidades emocionais”.
"Para evitar o endividamento e a inadimplência, é essencial criar um orçamento, controlar os gastos e avaliar a necessidade de usar o crédito. Em caso de dificuldades financeiras, buscar ajuda profissional com consultorias pode ser uma opção para evitar problemas futuros mais graves", conclui Ramello.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável